Matraca lança Guias para Jornalistas de Práticas Restaurativas e Medidas Socioeducativas

Os meios de comunicação são ferramentas essenciais na luta para garantia dos Direitos Humanos. Com o objetivo de qualificar profissionais sobre estratégias de como trabalhar assuntos relacionados aos direitos infantojuvenis, foram lançados os Guias de Práticas Restaurativas e Medidas Socioeducativas. A cerimônia aconteceu ontem, dia 24 de setembro, durante o IX Seminário Mídia, Infância e Adolescência no Maranhão, no Convento das Mercês, e contou com a participação de representantes de cerca de quatorze municípios maranhenses.

Image

O Guia para Comunicadores sobre Justiça e Práticas Restaurativas está dividido em doze capítulos que traz informações sobre o conceito, surgimento, objetivo, quando podem ser usadas, entre outros. “É muito importante conhecer o assunto, pois o guia apresenta informações que podem beneficiar não só comunicólogos, mas também de educadores, assistentes sociais e jovens”, disse Elizania Cantanhede, estudante de Pedagogia.

Image

Já o Guia para Jornalistas sobre Medidas Socioeducativas apresenta um conteúdo criado para esclarecer algumas dúvidas que surgem, principalmente na hora de cobrir fatos que apresentam crianças ou adolescentes como protagonistas de atos infracionais, por exemplo, o que são medidas socioeducativas, qual o papel de cada um, como aprimorar a cobertura, além de sugerir fontes que merecem ser ouvidas. “Esse material facilita a atuação do jornalista, possibilitando a produção de informações contextualizadas que gerem debates críticos”, disse Flávia Moura, professora de Comunicação Social.

Vale destacar que as duas publicações são ações do Projeto Medida de Paz, da Rede Maranhense de Justiça Juvenil e parceria do Instituto C&A; sendo a primeira por meio do Instituto Brasileiro de Práticas Restaurativas e Agência de Notícias da Infância Matraca, cabendo somente a esta a responsabilidade pela segunda.

Guia para Comunicadores sobre Justiça e Práticas Restaurativas: http://www.forumdca-ma.org.br/wp-content/uploads/2013/07/Guia-para-comunicadores-Justi%C3%A7a-e-Pr%C3%A1ticas-Restaurativas.pdf

Guia para Jornalistas sobre Medidas Socioeducativas: http://matraca.org.br/wp-content/uploads/2013/09/guia-para-jornalistas-medidas2.pdf

Fonte: Agência Matraca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s