Audiência pública: Redução da maioridade penal e encarceramento juvenil

A OAB-BA, por meio da Comissão de Direitos Humanos, realizará uma audiência pública “As propostas de redução da maioridade penal e do aumento do encarceramento juvenil”, no dia 11 de outubro de 2013. O evento acontece das 8h30 às 12h, no auditório da sua sede situada na Praça da Piedade (ao lado do Center Lapa), em Salvador.

 A intenção é oportunizar à sociedade um espaço democrático para discutir este tema que tem ocupado a pauta midiática há alguns anos com foco na redução da maioridade penal e, mais recentemente, através de propostas que objetivam aumentar o tempo de privação de liberdade de adolescentes aos quais se atribua a autoria de ato infracional, comumente conhecidos como adolescentes infratores.

A Comissão de Direitos Humanos pontua as propostas legislativas de recrudescimento da medida socioeducativa de internação tendo como referência o discurso midiático de enfrentamento do fenômeno da violência, o princípio constitucional do não-retrocesso e os efeitos da prisão (ou segregação em instituições de socioeducação) na sociedade moderna e contemporânea, ressaltando que diversos criminalistas afirmam que instituições de detenção produzem efeitos contrários à reeducação do condenado e favoráveis à sua inserção na população criminosa.

Estão convidadas para a audiência pública diversas instituições que possuem atuação dita ou indiretamente relacionada a essa temática, além da comunidade baiana e imprensa.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia (CECA) e o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FórumDCA) são parceiros na realização do evento.

O QUE:  Audiência Pública sobre As propostas de redução da maioridade penal e do aumento do encarceramento juvenil

QUANDO: 11 de outubro de 2013 (sexta-feira), das 8h30 às 12h

ONDE: Auditório da sede da OAB-BA, situada na Rua Portão da Piedade (ao lado do Center Lapa), Piedade/ Barris, em Salvador.

INFORMAÇÕES: (71) 3321-9034

Fonte: Renade

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s