Conhece o “futebol callejero”? De 1º a 12 de julho jovens de 28 delegações de 24 países estarão em São Paulo para participar do Mundial de Futebol de Rua. São três tempos: no primeiro, é formada a roda onde são estabelecidas as regras do jogo, divisão de equipes, sistema de pontuação, valores e acordos iniciais. No segundo, acontece o jogo em si. E, no terceiro, as duas equipes avaliam se os acordos iniciais foram cumpridos. É neste momento que todos têm a oportunidade de falar como se sentiram durante o jogo, se existiu respeito, solidariedade, cooperação e tolerância, e se todos agiram de forma a promover um “jogo limpo”. A metodologia do “futebol callejero” foi criada pelo ex-jogador de futebol argentino Fabian Ferraro, inspirado nas práticas realizadas em alguns bairros de lá que utilizam o futebol como mediação de conflitos.
Aqui no Brasil o evento faz parte do “Projeto de Fútebol Callejero para a Inclusão e a Promoção da Cultura de Paz no marco da Copa do Mundo Brasil 2014”, desenvolvido pela Ação Educativa em parceria com a Fundación Fútbol para el Desarrollo – Fu.De. e a Terre des Homes.
Os objetivos do Projeto: 1) garantir o direito de brincar, pensar e praticar esporte como uma das ferramentas para superar situações de vulnerabilidade submetidas a crianças, adolescentes e jovens em suas comunidades; 2) proporcionar um debate sobre as ações não violentas para a formação de uma cultura de paz.
Quem quiser contribuir, pode ser voluntária(o): www.mundialfutebolderua.org