Essa é pra você que tem preguiça de falar sobre política

Não é nada raro ver uma galera compartilhando boatos pelas redes sociais e quando alguém entra no papo pra comentar um meme ou informação falsa, a resposta é “ah, política e gosto é assim, cada um tem a sua opinião”, ou então “não quero debater política no Facebook”, ou ainda “somos amigos, mas não vamos falar disso por aqui”. E argumento que é bom para fundamentar a notícia ou crítica compartilhada ou postada, nada!!!

Então, essa aqui é pra vocês, que no fundo, morrem de preguiça de debater política porque não sabem de nada, inocentes! Sem política não dá pra viver num país democrático. Por isso, temos uma boa dica pra vocês, haters da política brasileira: o Núcleo de Jovens Políticos. Um pessoal super ativo da periferia que nos enche de orgulho.

coletivo_sacode

Movidos pelas vontade de modificar condições precárias na Vila Fundão e região da zona sul de São Paulo, cerca de 30 jovens com idade de 18 a 20 anos se encontram para debater questões ideológicas e necessidades do bairro como transporte, falta de casas de cultura, entre muitos outros problemas.

As redes sociais viraram uma plataforma para divulgação dos encontros e também de vídeos e fotos que mostram a realidade da Fundão. Isaac Souza Faria, um dos jovens do grupo, está nas ruas e nas redes, e afirma que “pobre nunca teve espaço pra discutir política na forma efetiva e na sua essência”. Ele ainda ressalta que “o assistencialismo, a linguagem inacessível o paternalismo político são formas de manter a população afastada da participação, e de mantê-la contentada. Em contrapartida, a mídia atual a todo momento deturpa a política e através das tendências comportamentais e ideias desconexas, afastam as pessoas do gosto do que é debater e efetivar a política”.

Agora, com o Núcleo, um cotidiano é mostrado sem filtros, graças à internet. Esse é um dos objetivos do Núcleo de Jovens Políticos. “Quase diariamente, os moradores são obrigados a andar da região do Terminal Jardim Ângela até seus respectivos bairros, uma caminhada de cerca de 15 km. A questão do transporte é uma luta histórica da região, há mais de 10 anos essa militância é constante, mas esse é apenas um exemplo”, relata Isaac.

E se não existe preguiça para debater políticas, as conquistam são visíveis para aqueles que não tinham voz em outros governos. “Nos posicionamos contra métodos assistencialistas. O que é e foi feito nos governos Lula/Dilma baseia-se ao nosso ver em distribuição de renda. As iniciativas do governo atual devem ser vistas não como soluções definitivas, mas como paliativas, ou prevenção para consequências sociais drásticas causadas pela inércia de outros governantes e da elite, que podem e são evitadas quando se tem vontade política de atender os que realmente são de direito a serem atendidos. Já conseguimos efetivar algumas pautas muito ponderadas pelos jovens da região, como uma pista para a prática do skateboard e uma audiência pública com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para que eles mesmos (os jovens da região) expusessem as demandas que gostariam que fossem supridas”, conta.

Dá pra acompanhar a programação dos encontros do Núcleo de Jovens Políticos pelo Facebook

Fontes: Coletivo Sacode e Muda Mais 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s