Documentário “Raça” desnuda o mito da democracia racial

Por Ana Paula Alcântara e Maria Carolina Trevisan

O filme Raça, de Joel Zito Araújo e Megan Mylan, retrata a luta de três negros por justiça racial. Lançado em 2012, o documentário mostra a vida da quilombola Elda de Linharinho, no Espírito Santo, do cantor e vereador Netinho de Paula, em São Paulo, e do primeiro senador negro do Brasil, Paulo Paim, em Brasília. “Raça” se aprofunda na vida de cada um dos personagens, mesclando diferentes dimensões da luta pela igualdade racial. Uma das passagens mais contundentes mostra os bastidores da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, um marco importante, ainda que tenha passado por concessões – especialmente no que diz respeito ao direito à terra – para ser aprovado. “A intenção em fazer o filme foi registrar o momento histórico. Finalmente o debate racial estava sendo compreendido como um debate nacional”, diz o diretor Joel Zito Araújo.

Documentário "Raça"

O filme foi lançado em 2012, no Festival Internacional do Rio de Janeiro. Desmonta o mito da democracia racial, mostrando a dificuldade de se estabelecer direitos, ainda que tenhamos avançado na dívida histórica do Estado brasileiro por tantos anos de escravidão. Ao mesmo tempo, “Raça” nos faz refletir sobre as conquistas, contrapondo o longo caminho a percorrer para a reparação que a sociedade brasileira deve a essa parcela da população. “O que mais me encantou durante o processo deste trabalho foi a vida dos quilombolas, a preservação da tradição e da africanidade do povo. Foi surpreendente pra mim”, afirma Joel Zito. O diretor também ressalta na obra a importância dos diálogos do senador Paulo Paim dentro do Congresso Nacional pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

A renda da exibição do filme foi integralmente revertida para o Fundo Baobá, organização não governamental que financia organizações negras brasileiras. Uma importante contribuição para compreender a formação do povo brasileiro.

Joel Zito Araújo é um importante cineasta e pesquisador negro do brasileiro. Ganhou 8 kikitos, entre outros prêmios. Para assistir ao filme completo é necessário entrar em contato cneste link www.racafilme.com.

Assista ao trailer do documentário que estreou no Fest. Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, como hors concours, em outubro de 2012.
Ficha técnica
Raça, um filme sobre a Igualdade
Duração: 1h 44 min
Lançamento: Maio/2013
Dirigido e Produzido: por Joel Zito Araújo e Megan Mylan
Produção: Brasil e EUA
Assistente de Direção: Luis Carlos de Alencar
Editores: Jordana Berg e Megan Mylan
Distribuição: Espaço Filmes
Realização: Principe Productions e Casa de Criação Cinema

 

Fonte: Ponte

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s