18 de novembro é dia do Grito de Carnaval do Bloco EURECA: Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente. O grupo, que tradicionalmente vai às ruas de São Bernardo do Campo, está se preparando para fazer a folia em frente à sede administrativa da Fundação Casa, no centro da capital paulistana. O tema, o samba-enredo e as fantasias são definidos e construídos pelas crianças e adolescentes participantes do Projeto Meninos e Meninas de Rua, organização não governamental sem fins econômicos que realiza ações socioeducativas. Esta intervenção lúdica do Bloco faz parte da programação da Ação Global desenvolvida por Terre des Hommes – Alemanha em mais de 35 com a intenção de comemorar o aniversário da Convenção Internacional dos Direitos da Criança com um grito em defesa de todas as crianças e adolescentes.
Final de novembro de 2014 foi celebrado os 25 anos de existência da Convenção aprovada pela Assembleia das Nações Unidas no dia 20 de novembro de 1989. Durante todo o processo de formação que aconteceu durante os últimos seis meses, crianças e adolescentes avaliaram a implementação da Convenção no Brasil e chegaram à conclusão que ela é de fundamental importância para a defesa de seus direitos, mas é, ao mesmo tempo, uma promessa não cumprida, sendo muitas vezes relegado “a um papel bonito que pouco impacto tem na vida cotidiana delas.” E o Estado de São Paulo, cujo governo defende a redução da maioridade penal é um recente exemplo desta desconexão.
O Projeto Meninos e Meninas de Rua, em conjunto com as organizações parceiras, compõem o Programa ‘A chance to play – O direito de brincar’ da organização Terre de Hommes implementado por meio da parceria com o Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen.
Samba-enredo: EURECA 2014 – 25 anos de Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente
EURECA é gol, militância e ação…
É Bloco na rua propondo efetivação
Dos direitos firmados na Convenção
Foi em novembro de oitenta e nove
Que a convenção se estabeleceu
Em noventa vem o ECA
Naquele tempo a criança era eu
E vinte cinco anos depois nada mudou
E hoje quem sofre? Os filhos meus
A CASA tá cheia de violação
Encarceramento não é solução
Eu quero ver quem vive
Com bem estar que é proposto na
FEBEM
O Brasil não garante a sua infância
Educação, Saúde e Moradia
E não protege da discriminação
Por isso EURECA vem pra rua
Para trazer realidade nua e crua
Serviço:
Grito de carnaval em defesa de todas as crianças e adolescentes do Bloco EURECA
Dia: 18 de novembro de 2014 (terça-feira)
Onde: Em frente à Fundação Casa: Rua Florêncio de Abreu, altura do número 848, próximo à Estação Luz do Metrô, no Centro da Cidade de São Paulo.
Mais informações:
Néia Bueno (PMMR)
Tel.: (11) 4339 – 1476
Cel: (11) 97400 – 9133
neiamarianno@gmail.com
Tuto Wehrle
Terre des Hommes – Alemanha
Tel.: (11) 5666 – 9861
Cel: (11) 96055 – 3031
beat-tuto@uol.com.br