Interno da Fundação Casa é aprovado na Unesp

Um interno da Fundação Casa Anhanguera (a antiga Febem), em Campinas, foi aprovado no curso de geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Ourinhos, no interior de São Paulo. T.A.C., de 19 anos, também conseguiu uma vaga no curso técnico de química e agora enfrenta um dilema: qual dos dois escolher.

Fundação Casa Anhanguera - Campinas

Fachada da Fundação Casa Anhanguera, em Campinas (Foto: Divulgação/Fundação Casa)

“Alguns até já me falaram que tenho duas opções e que muita gente não tem nenhuma”, conta. “Estou meio indeciso, porque meu sonho sempre foi fazer uma faculdade, principalmente pública. Mas também quero procurar um trabalho.”

T.A.C. passou um ano e meio na Fundação e aguarda a liberdade – ela só depende de decisão judicial e deve sair em um ou dois meses. Por enquanto, freqüenta as aulas de química com autorização da Justiça e é professor voluntário de um cursinho comunitário aos sábados.

“Estou gostando do curso técnico. Todos me tratam bem. Conto que sou da Fundação, as pessoas me apóiam, conversam, perguntam”, diz. “Nunca sofri preconceito. Mostro que errei no passado e que estou procurando aprender com esse erro.”

A responsável pelo acompanhamento social do adolescente, Ângela Maria de Andrade, ressalta o esforço do rapaz. “Ele terminou o ensino médio no ano passado aqui e mostrou muito interesse em estudar”, afirma.

“Passava todas as manhãs estudando. Estive trabalhando dia após dia para me reparar com a sociedade.” Além da geografia e do curso técnico, T.A.C. foi aprovado no processo seletivo para engenharia ambiental na Universidade São Francisco. No entanto, como a turma não foi aberta, perdeu a vaga. “O que eu gosto mesmo é de meio ambiente. Por isso, penso na engenharia”, conta.

Um grande estímulo do rapaz para continuar os estudos é sua filha adotiva de 6 anos, que aguarda a saída do jovem da Fundação. E para quem está sem rumo, qual o recado de T.A.C.? “Estudar e pensar na família para conseguir crescer na vida. Sem estudo ninguém vai adiante.”

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s