Jovem negro tem 8,7 mais chances de ser assassinado em AL, diz estudo

Dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade 2014 (IVJ), divulgados nesta segunda-feira (5), mostram Alagoas como o terceiro estado do país onde o jovem negro tem mais chance de ser vítima de homicídio (número 8,748 maior que o de jovens brancos), atrás apenas de Pernambuco (11,565) e da Paraíba (12,401). De acordo com o estudo, esta é uma tendência nacional. No Brasil, os jovens negros têm 2,5 mais chances de serem vítimas de homicídios que jovens brancos.

Taxa de homicídio por unidades da federação (Foto: Reprodução)Taxa de homicídio por estados confronta número de vítimas negras e brancas (Foto: Reprodução)

Os melhores números do IVJ ficaram por conta de quatro estados do Sul e Sudeste (São  Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais), mais o do Distrito Federal. Estas regiões seguem caminho contrário à região Nordeste, que tem apresentado uma tendência na última década de expressivo crescimento da violência, segundo os dados divulgados.

A pesquisa, encomendada pela Unesco e pela Secretaria-Geral da Presidência ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, confronta dados de homicídios de 2007 a 2012. No primeiro ano, foram mortos 747 jovens negros, contra 41 vítimas brancas em Alagoas. Em 2012, este número saltou para 1.170, contra 58 mortes de jovens brancos.

Quando o estudo se debruça sobre o número de jovens negros assassinados, nota-se que a região Nordeste apresenta a maior diferença entre o número de vítimas negras e brancas, com destaque para Alagoas (166,5 homicídios para cada 100 mil habitantes), seguido da Paraíba (115,4), Bahia (104,9), Pernambuco (96,9), Rio Grande do Norte (92,7), Sergipe (89,4), Ceará (58,3), Maranhão (50,2) e Piauí (32,8).

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s