O superintendente estadual de juventude do Tocantins, Ricardo Ribeirinha apresentou o planejamento anual para os representantes da juventude indígena de diversas etnias do estado nessa quarta-feira, 28, na sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.
As ações planejadas englobam cinco eixos estratégicos para a formulação e execução de políticas públicas que contemplem as juventudes de todos os segmentos sociais. “Estamos firmando uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), para formação de um levantamento completo dos dados da juventude tocantinense. Estamos convidando a juventude indígena para construir conosco as políticas públicas que irão contribuir para elencar as ações prioritárias para o segmento”, afirmou Ricardo Ribeirinha.
Entre as metas estabelecidas para os próximos 12 meses também está prevista a adesão do governo do Tocantins ao programa do governo federal, “Juventude Viva”.
A implementação é do Conselho Estadual da Juventude, além do projeto Estação Jovem em parceria com o SEBRAE, que visa levar cursos de capacitação profissional aos jovens em situação de vulnerabilidade social com a parceria no desenvolvimento de programas permanentes de prevenção e proteção com o apoio da Polícia Comunitária e a Secretaria de Segurança Pública.
Narúbia Werreria, uma das líderes da juventude indígena , acredita que a parceria entre a sociedade civil e o poder público é a melhor forma para planejar ações que atendam, de fato às necessidades de cada movimento. “Eu achei o planejamento muito interessante, espero mesmo que seja efetivado e saia do papel. Vamos estreitar o diálogocom o Estado, é bom saber que as portas estão abertas”, ressaltou Narúbia Werreria.
Durante o mês de janeiro, a Superintendência de Juventude do Estado esteve realizando uma série de reuniões com os secretários estaduais para assegurar a garantia de transversalidade de ações para os jovens tocantinenses.
publicado em surgiu.com.br