Por Mara Régia, Rádios EBC
No Dia da Mentira, O Viva Maria de quarta-feira(1) faz questão de dizer umas verdades a respeito da aprovação da constitucionalidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, votada na manhã de ontem (31) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Foram 42 votos a favor e 17 contra. E a sensação para as pessoas contrárias à proposta é a mesma daquele inesquecível 7 a 1 entre Alemanha e o Brasil! Contudo, desesperar jamais!
A jornalista baiana Suzana Varjão, gerente de qualificação de mídia da ANDI – Comunicação e Direitos, avalia a responsabilidade da mídia, que de forma articulada trabalhou muito em prol dessa PEC. “Só se noticia, só se discute nos meios de comunicação a questão dos adolescentes em conflito coma lei a partir de um evento grave”, afirma Suzana Varjão.
Foto: Agência Brasil
Ouça o áudio aqui
De acordo com a jornalista, a construção da mentalidade vem sendo de uma forma que programas fazem enquetes sobre a redução da maioridade penal logo após que um evento extremamente violento, extremamente impactante, envolvendo crianças e adolescentes é noticiado. Desta forma, “não tem como a sociedade brasileira não dizer que é a favor da redução da idade penal”, explica Suzana Varjão.
A representante da ANDI ainda alerta para outro aspecto, que a questão da cooptação desses adolescentes para o cometimento de infrações a partir de uma falsa ideia de impunidade. “Eles são instados a não apenas participarem do cometimento de infrações e crimes, mas para assumirem a autoria dessa infrações, ou desses crimes, a partir da mentira que lhes e dito pelo mundo adulto”, afirma.