Redução linear é “matricular jovens em escolas do crime”, diz ministro do STF em visita a Fortaleza

Por Carlos Mazza, O Povo

Em passagem pela Capital cearense, Luís Roberto Barroso classificou proposta como “inconveniente”, mas reforçou palavra final do Congresso no assunto

Luís Roberto Barroso participou de debate no TCE – Foto: Diego Camelo, especial para O Povo

Em passagem por Fortaleza, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso classificou como “inconveniente” proposta de redução da maioridade penal em discussão no Congresso. Propondo investimentos nas condições de unidades de internação, o ministro comparou redução “linear” com matricular jovens em “escolas do crime”.

“Acho que o País faria melhor investimento se melhorasse a condição dos estabelecimentos onde os menores cumprem medidas restritivas, do que reduzir linearmente a maioridade, e colocar no mesmo tipo de estabelecimento jovens de 16 anos e líderes das grandes facções, porque aí estaremos matriculando esses meninos em escolas do crime”, disse.

Destacando que a medida é decisão do Congresso, o ministro ponderou ainda dúvidas se a questão não afeta cláusula pétrea – não podendo ser alterada. “No geral, acho que é inconveniente, isso vai aumentar a clientela de um sistema já exaurido. Porém, esta é decisão política do Congresso. Sobretudo com restrição aos crimes hediondos, com por exemplo homicídio”.

Luís Roberto Barroso está em Fortaleza na sexta-feira, 15, onde participou de debate no Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre “Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais”. Depois do evento, o ministro se dirigiu à Universidade Federal do Ceará (UFC), onde participa de cerimônia dos 90 anos do constitucionalista cearense Paulo Bonavides.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s