De Sydney a Nova Iorque: #IluminaOCaminho

Via Abong

Milhares de pessoas ocuparão as ruas em mais de cem países no todo o mundo no dia 24 de Setembro, sob a bandeira da action/2015, demandando que os governos implementem os novos Objetivos para o Mundo. As metas pretendem erradicar a pobreza, a desigualdade e combater as mudanças climáticas. As mobilizações antecedem o encontro dos líderes globais em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual vão adotar os Objetivos para o Mundo. Esse é um acordo histórico, que tem o potencial de pautar o desenvolvimento global nos próximos 15 anos e criar um ambiente favorável para um acordo climático de longo prazo.

Use a hashtag: #IluminaOCaminho

Objetivos para o Mundo - Action/2015

Melinda Gates, Co-presidente da Bill and Melinda Gates Foundation, pronunciando-se frente à mobilização de Nova Iorque afirmou: “O mundo está crescendo. Em 1990, quase 13 milhões de crianças morreram por causas que poderiam ser prevenidas. Esse número foi reduzido em mais da metade e os índices estão melhorando cada vez mais. Na África subsaariana, por exemplo, a mortalidade infantil está diminuindo cinco vezes mais rápido que há 20 anos. Uma das razões desse progresso foi a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que contribuíram no alinhamento do mundo em algumas prioridades e questões-chave. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são nossa melhor chance de aproveitar esse momento para construir um futuro melhor para todos.”

Nas próximas 24 horas , começando na Austrália e terminando nos Estados Unidos, 150 eventos acontecerão em mais de cem países países incluindo em locais icônicos em Sydney, Deli, Johanesburgo, São Paulo, Londres e Nova Iorque.

  • Sydney (Austrália): a atriz australiana Deborah Mailman irá levantar uma bandeira no Parque Barangaroo com a Ponte da Baía de Sydney no fundo e as pessoas na mobilização segurarão a Inscrição “Global Goals” (Objetivos para o Mundo, em inglês).
  • Deli (Índia): Milhares de pessoas irão ao monumento Sher Mandal no local do Forte Purana Quila (Old Fort), onde todos se reunirão para ler a inscrição Global Goals sendo projetada no céu e assistir a performance musical de Raghu Dixit. Estrelas de Bollywood e ministros do governo farão discursos.
  • Johannesburgo (África do Sul): Centenas de pessoas são esperadas para participar de um abraço simbólico em volta do Constitution Hill e ouvir falas de ativistas e celebridades.
  • Londres (Reino Unido): Milhares de pessoas se reunirão na Millennium Bridge para segurar uma inscrição com “Global Goals” para uma foto aérea icônica tirada por um drone (materiais audio-visuais serão disponibilizados para as mídias no local). Naomie Harris e a ativista social e de Direitos Humanos, Bianca Jagger, estarão presentes para discursar para os presentes.
  • São Paulo (Brasil): Milhares de pessoas se reunirão no Largo da Batata para assistir performances musicais de grupos emblemáticos em questões sociais como: Forró na Pressão, Luana Hasen, Ilú Obá De Min e Fernando Anitelli (Vocalista do grupo “Teatro Mágico”), além de discursos e falas de ativistas.
  • New York (USA): Milhares de pessoas se reunirão na praça Dag Hammerskjold em frente à sede das Nações Unidas para assistir um espetáculo de luz projetado sobre as pessoas reunidas e tirar uma foto icônica usando uma inscrição com “Global Goals” criada pelo grupo NY Light Brigade. Graça Machel, ativista pelos direitos das mulheres e crianças, e Karen Elson, modelo e cantora para discursar aos presentes.

[NOTA Detalhes da programação nas Notas dos Editores na seção baixo]

Falando pela mobilização de Johannesburgo, Mpho MacChambers diz:

“Milhões de pessoas no mundo inteiro, incluindo no meu país, a África do Sul, estão sendo impedidos de ter oportunidades iguais mesmo que todos tenham esse direito. Os novos Objetivos para o Mundo comprometem os governos a acabar com qualquer lei, política e prática discriminatória, assim como diversas outras questões no acordo. Essa é uma grande conquista e tem mobilizado milhões de pessoas em intervenções da action/2015. Porém, essa promessa é tão boa quanto nosso desejo de que os governantes mantenham sua palavra. Eu acredito que a responsabilidade de fazer o mundo da maneira que queremos viver é nossa tanto quanto dos nossos líderes.”

Rachit Sharma, coordenador nacional da action/2015 na Índia dirá no evento de Deli:

“Os Objetivos para o Mundo mostram para nós o quão longe ainda precisamos ir antes que milhões de pessoas tenham suas necessidades básicas supridas. Alguns dirão que nós estamos sendo muito ambiciosos e que o combate à pobreza em escala global é apenas fantasia, mas na Índia, desde 1990, 600 milhões de pessoas ganharam acesso à água limpa e o acesso à educação está em ascensão, com quase 200 milhões de crianças matriculadas e estudando. Então, um mundo livre de pobreza, desigualdades e mudanças climáticas é possível, mas apenas se pressionarmos os governos a cumprirem suas promessas.”

Falando do evento de Sydney, a atriz indígena australiana Deborah Mailman dirá: “Alguns problemas parecem instransponíveis, mas acredito que não há nada que não podemos alcançar quando nos tornamos cidadãos globais.”

Os Objetivos para o Mundo vão potencializar os ODM, promulgados em 2000 pela ONU, com o foco na melhora na qualidade de vida dos cidadãos mais pobres e mais vulneráveis.

Durante o período dos ODM, a mortalidade infantil caiu de 12,7 milhões por ano em 1990 para 5,9 milhões em 2015 e o número de pessoas vivendo em extrema pobreza caiu de 1,9 bilhões de pessoas, em 1990, para 836 milhões, em 2015.

O comprometimento com os Objetivos para o Mundo podem alcançar:

  • A erradicação da pobreza até 2030, que condena milhões de pessoas, especialmente mulheres e crianças, a uma morte prematura, saúde precária e educação de má qualidade;
  • Reduzir o nível de desigualdade e discriminação;
  • Uma transição acelerada para uma energia 100% renovável assegurando políticas públicas que prezem pelo bem das pessoas e do planeta.

Com o apoio da banda One Direction, Malala Yousafzai, Arcebispo emérito Desmond Tutu, Rainha Rana da Jordânia, Bono, Ben Affleck, Bill e Melinga Gates e  Mo Ibrahim, a action/2015 é uma das maiores campanhas da sociedade civil composta por mais de 2000 organizações, redes e coalizões de 150 países. Até o momento, mais de 30 milhões de ações estão sendo organizadas em mais de 100 países como parte da campanha desde o seu lançamento em janeiro de 2015.

A campanha quer que os líderes globais se comprometam a implementar os Objetivos para o Mundo e:

  • Sejam Diretos: ter um plano de implementação claro desenvolvido com participação ativa dos cidadãos, especialmente de grupos marginalizados e comunidades locais.
  • Financiem nosso futuro: assegurem que haja fluxo financeiro suficiente para que todos os objetivos sejam alcançados até 2030. Isso deve incluir financiamento local e internacional, cumprindo compromissos de despesas existentes e combatendo os sistemas fiscais abusivos.
  • Sejam transparentes:Monitorem e comuniquem seu progresso na implementação dos objetivos. Parlamentares, sociedade civil organizada e mecanismo de prestação de contas de Direitos Humanos ou outros já existentes dever ser centrais nesse processo.

Contatos de Mídia Internacional

Priyal Pillay, action/2015 Communications Officer, on +27 (0)73 354 2813 / Skype: priyal.pillay / priyal@action2015.org.

Hratche Koundarjian, Save the Children Media Manager, on +44 (0)20 37631360 / Mobile +44 (0)7905 911 039 / h.koundarjian@savethechildren.org.uk.

Ravi Sunnak, Havas PR, +1 917 412 4473 / Ravi.Sunnak@havasww.com.

 Detalhes da programação

Em mais de 100 países por todo o mundo, detalhes dos eventos aqui.  Os 6 maiores eventos:

Sydney, Australia   Delhi, India
Local: Barangaroo Park, Sydney, lado norte próximo a água. Local: Purana Quila (Old Fort), Monument Sher Mandal, Mathura Rd, New Delhi, Delhi 110003.
Horário de início: 10:00 (GMT: 00:00am) Horário de início: 19.00 (GMT: 13:30)
Horário de término: 10.30 (GMT: 00:30am) Horário de término: 21:00pm (GMT: 15:30)
Descrição: Atriz Deborah Mailman hasteará a bandeira Hero Flag no Parque Barangaroo com o fundo icônico da Sydney Harbour Bridge. Maliman falará ao público/mídia sobre os Objetivos para o Mundo.
Tony Milne da campanha pelo Australian Aid também falará.
Descrição: Milhares de pessoas assitirão ao show de luzes e projeção no The Purana Qila (Old Fort).

Performances musicais de artistas indianos incluindo Raghu Dixit.

Discursos de estrelas de Bollywood e ministros do governo.

Celebridades, artistas serão oradores.

Oradores: Deborah Mailman (Atriz Aborigena)

Tony Milne (Make Poverty History)

Oradores: Á confirmar
Contato de Mídia: Evan Schuurman (Media Manager, Save the Children) Evan.Schuurman@savethechildren.org.au, +61 400 546 942. Contato de Mídia: Pragya Vats, +919958219695, p.vats@savethechildren.in
   
Johannesburgo, África do Sul Londres, Reino Unido
Local: Constitution Hill, 11 Kotze Street, Johannesburg, 2001. Local: Millennium Bridge, South Bank side.
Horário de início: 15:00 (13:00 GMT) Horário de início: 18:00 (GMT: 17:00)
Horário de término: 18:00 (14:00 GMT) Horário de término: 20:30 (GMT: 19:30)
Descrição: Centenas são esperados para dar um abraço simbólico no Constitution Hill.

Inscrição gigante de GLOBAL GOALS que será impresso para o momento da foto. Celebridades, artistas serão oradores.

Descrição: MIlhares na Millennium Bridge segurando uma inscrição de  GLOBAL GOALS.

Material audio-visual do Drone estará disponível para a mídia que estiver presente.

Atriz e embaixadora de caridade, Naomie Harris e ativista social e de Direitos Humanos e Bianca Jagger falarão com os presente a partir no teto do Museu Tate Modern, que estará disponível como local de entrevistas.

Oradores: Phindile Dhlamini (coordenador nacional da action/2015) Oradores: Á confirmer
Contato de Mídia: Koketso Phala (Dreamcatcher Multimedia) media2@dreammultimedia.co.za,

+27 11 477 5612 or +27 73 666 7135

Contato de Mídia: Rebecca Treadway (Senior PR Manager, Save the Children,)

r.treadway@savethechildren.org.uk,
+44 (0)203 763 1047, +44 (0)7469 154448

   
Sao Paulo, Brasil   Nova Iorque, EUA
Local: Largo da Batata, Avenida Brigadeiro Faria Lima. Local: Dag Hammarskjold Plaza, E 47th St, New York, NY 10017.
Horário de início: 16:00 (GMT 19:00) Horário de início: 18:00 (22:00 GMT)
Horário de término: 21:00 (GMT 00:00 25th) Horário de término: 21:00 (01:00am GMT 25th)
Descrição: Milhares de presentes no Largo da Batata.

Performance musical de Forró na Pressão, Luana Hassen, Ilú Obá De Min e Fernando Anitelli, vocalista do grupo ‘Teatro Mágico’.

Descrição: Milhares vão se reunir na praça Dag Hammerskjold em frente à ONU.

Graça Machel, ativista dos direitos das mulheres e crianças e Karen Elson, modelo e cantor falarão com o público.

Show de luzes projetando uma constelação de estrelas sobre o público e inscrição com GLOBAL GOALS criados pelo grupo NY Light Brigade.

Oradores: Vídeo com diversos ativistas de Mio ambiente, combate à pobreza e desigualdade. Oradores: Karen Elson (modelo e cantora).
Contato de Mídia: Lílian Romão (Abong – Associação Brasileira de ONGs, assessora de comunicação para a Agenda Pos 2015)
pos-2015@abong.org.br
+55 11 3237-2122
Contato de Mídia Chris Fleming, Smoot Tewes Group, 202-631-0929, (202) 524-1046, Chris@smoottewes.com

 

A action/2015 é um movimento global de mais de 2.000 organizações, redes e coalizões de mais de 150 países unidos pela crença que 2015 é um ano especial para o progresso na luta contra as mudanças climáticas, pobreza e desigualdade. A campanha action/2015 mobiliza pessoas em momentos críticos de tomada de decisão para assegurar que quando os líderes tomarem as decisões nesse ano, eles vivenciem a pressão de milhões de pessoas demandando ações relevantes para assegurar um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Para mais informações sobre esse movimento global de pessoas que estão pedindo por mais mudança e estão querendo mudança, acesse www.action2015.org.

————————————————————–

BRASIL

Objetivos para o mundo vão mobilizar milhares de pessoas em todo o planeta no próximo dia 24

Dia de Ação Global vai anteceder a aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela ONU. Em São Paulo, o evento vai reunir artistas e coletivos urbanos no Largo da Batata

O dia 24 de setembro será um Dia de Ação Global. Pessoas ao redor do mundo, em cidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Joanesburgo, Sidney, São Paulo e diversas outras localidades no Brasil e no planeta estarão com atenção voltada para o início da Cúpula para adoção da Agenda Pós 2015, responsável por aprovar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A aprovação da agenda que substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) integra a programação da 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo do Dia de Ação Global, promovido pela campanha internacional action/2015, é que ao entardecer do dia 24 de setembro, milhares de pessoas dos cinco continentes acendam uma vela simbolizando as novas propostas para o fim da pobreza, da desigualdade social e das mudanças climáticas a serem implementadas e alcançadas até o ano de 2030.

Em diferentes partes do globo, a sociedade civil organizada irá propor ações que chamem atenção para a relevância dos ODS para o mundo e demonstrem a importância de disputar este debate nos países para assegurar a construção de um novo paradigma de desenvolvimento.
Ação Global em São Paulo

No Brasil, estão previstas mobilizações em pelo menos sete Estados brasileiros de quatro diferentes regiões com o mote #iluminaOcaminho (em inglês, #lighttheway). Em São Paulo, o evento vai reunir artistas e coletivos urbanos no Largo da Batata no intuito de chamar atenção das pessoas sobre a importância da Agenda 2030 para o futuro do planeta.

A programação envolve nomes representativos da cultura popular brasileira como o grupo afro-brasileiro Ilú Obá de Min, formado por mulheres e que há mais de 10 anos leva multidões para as ruas de São Paulo durante o Carnaval. O grupo trata de questões de gênero, raça, religião e direitos humanos por meio da música e da dança afro-brasileira.

Estão também confirmados Forró na Pressão – que frequentemente toca no Largo da Batata, Luana Hassen, rapper feminista, e Fernando Anitelli, do Teatro Mágico. As atrações se apresentarão em meio a outras atividades desenvolvidas por coletivos urbanos que disputam a cidade para que ela seja mais democrática e voltada para as pessoas.

Vale destacar a “carroceata”, que circulará pela cidade com as carroças dos/as agentes socioambientais catadores/as de materiais recicláveis iluminados ao pôr do sol, junto à “bicicletada iluminada”. A feira orgânica, a oficina de stêncil e os grafittis também pretendem dar um sentido político à mobilização.

Nas redes sociais, é possível acompanhar as informação sobre o Dia de Ação Global aqui.

Notícias da Cúpula para adoção da agenda Pós 2015 durante a AG-ONU serão publicadas no blog Brasil no Pós 2015, onde também é possível acessar a versão em português do texto final dos ODS.

Ações em outras partes do Brasil

A action/2015 e a Abong também estão apoiando ações em outras localidades. O objetivo é garantir diversidade regional e temática, além de ações realizadas em parceria com outros movimentos sociais. Confira a seguir a descrição de cada uma destas ações:

CENTRO-OESTE

Associação de Jovens Engajamundo – Confresa – MT: Distribuição de materiais sobre os ODS em escolas urbanas e na aldeia Urubu Branco, de etnia Tapirapé. As atividades se encerrarão ao final da tarde na praça da cidade, com uma cerimônia com as velas.

NORDESTE

Coletivo Mangueiras – Jovens Feministas por direitos sexuais e direitos reprodutivos – Recife e Caruaru – PE: vão realizar oficinas com adolescentes e jovens, além de uma manifestação pública com distribuição de material sobre ODS e DSDR nas duas cidades.

IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Juazeiro – BA: vão realizar atividades lúdicas no centro da cidade, uma caminhada e ato simbólico nas margens do Rio São Francisco, ao pôr do sol.

Vida Brasil – Salvador – BA: Ato na Praça Castro Alves, a partir das 15 horas, com intervenções culturais de música, poesia, grafite e teatro, além da participação de diversas organizações do movimento social baiano.

PLAN Internacional – Codó – MA: vão realizar um flashmob na principal praça de Codó com meninas do projeto “Essa é a minha vez”. (uma das meninas de Codó é representante das meninas brasileiras na Assembleia da ONU).

SUDESTE

Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiroz Filho (IBEAC) – São Paulo – SP
: realizarão cortejos de leitura pela região de Parelheiros, com a produção de materiais e intervenções nas escolas públicas e postos de saúde da comunidade.

Associação de Jovens Engajamundo – São Paulo – SP: atividade de ocupação do espaço urbano que mostra como o desenvolvimento sustentável está presente no cotidiano e oficinas de stêncil, lambe-lambe e tsurus de origami.

ISPIS – Movimento Pimpmy Carroça – São Paulo – SP: vão realizar uma carroceata em ciclovias em parceria com cicloativistas, com velas e plantas verdes.

Muda de ideia – São Paulo – SP: Bicicletada Iluminada, com concentração no Largo da Batata a partir das 17h30. Será oferecido LEDs para os pneus da bike, além de balões enchidos com gás hélio. O grupo percorrerá a ciclovia da avenida Faria Lima a partir das 19h.
SUL

Instituto Parrhesia Erga Omnes – Porto Alegre – RS
: Realizarão atividades político-culturais com teatro, graffiti, música, flashmob.

Mais informações:

Lilian Romão, assessora de comunicação da Agenda Pós 2015 na Abong (pos-2015@abong.org.br)

Maíra Vanucchi, assessora da área internacional da Abong (internacional@abong.org.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s