Arcebispo critica medida de redução da maioridade penal

Por Anderson Sotero, A Tarde

O arcebispo de Salvador, primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, celebrou nesta segunda-feira, 28, uma missa na Igreja da Santíssima Trindade, em Água de Meninos, para marcar o Dia dos Santos Inocentes. A data, comemorada pela Igreja Católica, ocorre em memória das crianças assassinadas a pedido do rei Herodes, quando procurava por Jesus Cristo recém-nascido. Minutos antes de iniciar a cerimônia, dom Murilo ressaltou que os “santos inocentes” da atualidade são “todos os jovens que não têm vez na sociedade”.

Ele comentou, também, um dos focos da celebração realizada nesta segunda, que é o posicionamento da Igreja Católica contra a redução da maioridade penal. O arcebispo afirmou que a Arquidiocese de Salvador vai continuar, em 2016, lutando contra a redução da maioridade penal.

“Omissão”

“A Igreja Católica é totalmente contra a redução. E, em nível nacional com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vamos mostrar que não é por aí a solução. Precisamos ter a consciência de que muitos jovens estão nessa situação porque nos omitimos”, destacou o religioso.

Segundo ele, é uma “falácia” achar que, com a redução da maioridade penal os problemas  diminuirão.

“Está provado que o número de homicídios causados por pessoas de menor idade é uma minoria em comparação com o total (a redução). É uma forma de o estado e de toda a sociedade falar ‘eu não preciso fazer mais nada. Eles agora vão ser presos’. Se a prisão fosse a solução, o Brasil – que hoje é o segundo país em número de detentos no mundo, 600 mil – não teria problemas”, disse o arcebispo.

Oportunidade

Ele acrescentou que é necessário dar ao adolescente oportunidade para se desenvolver, e não apenas trancafiá-lo na prisão, achando que com isso estará tudo resolvido. “É uma forma de tirar o corpo fora”, apontou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s