Jovem Negro Vivo na Baixada – Ativismo, Mobilização e Luta por Direitos

Por Site da Baixada

A Baixada Fluminense foi reconhecida durante muitos anos como a região mais violenta do estado do Rio, com altos índices de homicídios por cem mil habitantes, a Baixada – sempre estigmatizada pelo olhar da mídia tradicional – compreende vulnerabilidades econômicas, sociais, políticas, grande parte das mesmas devido ao enorme descaso do poder público perante a região, porém, em sua essência, é notório observar sua enorme potência cultural, e o mais importante, a vontade da população de transformar seu território local.

Falar da importância de ver o “Jovem Negro Vivo” é falar da Baixada! Podemos observar que, segundo os dados divulgados pelo ISP, no de 2014 a taxa de homicídio referente a Baixada Fluminense era de 58,7 por cem mil habitantes, já no mesmo ano a capital fluminense registrava a taxa de 19,7 por cem mil habitantes, com estes dados analisamos que apesar da população carioca residente na capital ser, literalmente, o dobro da que reside na baixada, no que se refere a taxa de homicídio, a diferença se inverte formando assim um quadro alarmante! É na baixada, também, o local onde mais se pratica autos de resistência no estado do Rio. Segundo recente pesquisa realizada pela ONG Justiça Global, só o 15° BPM, localizado no município de Duque de Caxias, registrou 318 casos de autos de resistência no período de 2010 – 2015.

Não podemos ignorar esta realidade!

Mobilização envolve toda a juventude da Baixada Fluminense. Foto: Lucas Jatobá.

Anistia na Baixada ♥

Diante de todo esse quadro, no ano de 2015, foi criado o grupo de ativismo da Anistia Internacional na Baixada Fluminense. A Anistia Internacional vem se caracterizando pelo seu ativismo na defesa e promoção dos direitos humanos ao longo dos seus mais de 50 anos de existência. Este ativismo tem obtido sucesso em causar impacto positivo na agenda de Direitos Humanos por contar com um grande número de ativistas e por estar bem coordenado em escala global e regional.

Munidos de muita disposição para realizar possíveis transformações na região, promovendo a campanha “JOVEM NEGRO VIVO”, cujo objetivo consiste em mobilizar a sociedade rompendo com a indiferença da mesma perante os altíssimos índices de homicídios de jovens negros no país, o grupo da Baixada promove ações na região colhendo assinaturas para o manifesto “JOVEM NEGRO VIVO”.

Nosso grupo de ativistas da Baixada ocupou durante todo o ano passado espaços de rodas de conversa, saraus, shows e os mais diversos eventos realizados na região, sempre levando por meio das campanhas da Anistia Internacional a conscientização da luta por direitos como ferramenta essencial para mudança.

Artistas da região apoiam a causa. Foto: Lucas Jatobá.

E se você se interessar pelo ativismo e também acreditar que cada um de nós tem um papel e responsabilidade essencial pra realizar a mudança na realidade da Baixada, JUNTE-SE A NÓS!

#QueremosVerOsJovensVivos

#MobilizaBaixada

Evento da próxima reunião: https://www.facebook.com/events/774725195964921/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s