Projeto Terça Afro discute a identidade do negro no Brasil

Encontros gratuitos acontecem todas as terças-feiras de outubro na biblioteca do CCJ, na zona norte

Um espaço para discutir práticas, saberes ancestrais e as representações da mídia sobre o negro no Brasil. É o que vai rolar no projeto “Terça Afro”, durante todo o mês de outubro. O primeiro encontro acontece no dia 7, às 19h, na biblioteca do CCJ (Centro Cultural da Juventude). A entrada é Catraca Livre.

Teatro Terça Afro Dani Vr

Foto: Davi Vr

O evento busca promover, além do conhecimento teórico das temáticas, a troca de experiências entre os participantes. Os encontros são abertos para todos os públicos e não é necessário retirar ingresso antecipadamente.

Acompanhe o que acontece em cada terça:

Dia 7

O convidado é o presidente do Instituto Mwana Zambe de Educação e Cultura Afro, Maurício Luandê, media a temática “Religiosidades de matriz africana: ressignificações e manutenção de tradições ancestrais”. Entre as questões discutidas estão as contribuições das tradições afro religiosas para a formação social e cultural do país.

Dia 14

Neste dia, educador Wasawulua Daniel compartilha suas experiências e seu universo cultural bakongo, que se refere ao grupo étnico banto existente ao longo da costa atlântica da África, na roda de conversa “Práticas e saberes ancestrais: o conhecimento que atravessou o Atlântico”.

Dia 21

O professor do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política da USP Dennis de Oliveira compara o tratamento social do negro na atualidade em relação ao passado, com o encontro “A mídia e o processo de construção da imagem do negro no Brasil”.

Dia 28

A cineasta Viviane Ferreira é responsável pelo encontro “Quando somos representados por nós mesmos no cinema”. Por meio de suas experiências, propõe discussões sobre cinema, considerando seus desdobramentos para a valorização do negro.

Centro Cultural da Juventude – CCJ
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/

Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – (próximo ao terminal de ônibus Cachoeirinha)
Limão – Norte
São Paulo
(11) 3984-2466

Fonte: Catraca Livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s